Humaitá registra números alarmantes de tentativa de suicídio

Usando a tribuna na manhã desta quarta-feira (11), no Plenário Ruy Araújo da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Cabo Maciel (líder do PL) destacou o trabalho dos policiais militares que salvaram vidas nos municípios de Humaitá/AM e Lábrea/AM. Com base nas informações obtidas no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS Humaitá), foram registrados 45 casos em maio, 32 junho e 42 casos de tentativa de suicídios em julho de 2019.

“Mais uma vez a ação imediata dos policiais militares se transformaram no amigo certo nas horas incertas resgatando a vida da senhora Rosiane Apurinã, que tentava se jogar do alto de uma caixa d´água de aproximadamente 25 metros”.

Assim se manifestou o presidente da Comissão Permanente de Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Cabo Maciel elogiando os policiais do 4º Batalhão que se encontram trabalhando na programação da Festa do Sol, no município de Lábrea.

Cabo Maciel destacou a coragem e a determinação dos militares sob o comando do Capitão PM Cantanhede, do Cabo C. Augusto e um voluntário que subiram a escada. Além dos militares que abriram um diálogo antes de subir a escada da caixa d’ água, no momento em que chegaram próximo, dona Roseane, desmaiou duplicando ainda mais as dificuldades para removê-la até o chão, onde receberam ajuda do Cabo Arison.

Segundo depoimento dos policiais “Só Deus para explicar, por ela não ter caído lá de cima juntamente conosco, pois a mesma desmaiou pouco antes de chegarmos a ela”.

Humaitá

No município de Humaitá, segundo informações do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), foram registrados 45 casos em maio, 32 em junho e 42 casos de tentativa de suicídio no mês de julho. Esses números foram considerados muitos elevados pelo deputado Cabo Maciel que solicitou ajuda dos órgãos competente.

Ocorrência

Uma guarnição da Força Tática foi acionada por volta das 08h10min para verificar uma ocorrência de desordem, referente a um cidadão com faca em uma casa. Chegando lá, foi constatado se tratar do jovem TSB de 15 anos, que já havia feito vários cortes nos próprios braços e peito, dizendo não haver mais motivos pra viver. Após um tempo de conversação com a guarnição, constituída pelo sargento Denis Maciel, Cabo Deyvis, Cabo Luiz Pinto e Cabo Luan, o jovem desistiu de prosseguir com o ato. Sendo acionado o CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) da cidade, o qual acompanhou o jovem até o hospital onde foi atendido e encontra-se fora de perigo, segundo os profissionais da saúde que os atenderam.

Cabo Maciel solicitou da tribuna da Aleam ao Comandante Geral da Polícia Militar, coronel Ayrton Norte que seja concedido Atos de elogios e bravura para os policiais envolvidos no resgate dessas pessoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *