Cabo Maciel protocola PL sobre o Dia do Escritor Amazonense e o dia do Educador Estadual de Libras

O presidente da Comissão de Educação na Assembleia Legislativa do Amazonas (Coed/Aleam), deputado Cabo Maciel (PL) reforçou a valorização da educação protocolando Projetos de Lei criando o Dia do Educador Estadual de Libras e o Dia do Escritor.

Para a criação da data comemorativa a respeito do Dia do Escritor Amazonense, além do reconhecimento de saudosos escritores do Estado como Márcio Souza e Milton Hatoum, o parlamentar levou em consideração o registro de um aumento de 10% no quantitativo de leitores. Em 2015 o número saltou de 53%, para 63%, em 2019.

Se aprovado, fica estabelecido o dia 22 de novembro, trazendo lembrança a criação do Clube da Madrugada, que ocorreu no mesmo dia em 1954.

Dia do Educador Estadual de Libras

O deputado também protocolou no plenário da Casa a criação do Dia Estadual do Educador em Libras. A data integrará o Calendário Oficial de Eventos e Comemorações do Estado do Amazonas, bem como o Calendário Escolar da rede estadual de ensino pública e privada.

Em 2002, por meio da Lei nº 10.436/2002, a Língua Brasileira de Sinais (Libras) recebeu o status de idioma e tornou-se a língua oficial das pessoas surdas, sendo regulamentada pelo Decreto nº 5.626/2005. Para fins elucidativos, Libras é uma linguagem composta por gestos que substituem palavras, utilizando movimentos específicos das mãos, além de expressões corporais e faciais, em lugar do som, como meio de comunicação.

A iniciativa do deputado chega com o objetivo de enaltecer toda uma categoria pelo trabalho que é também responsável por promover políticas públicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *