Cabo Maciel acompanha entrega de veículos e pulverizadores à FVS-RCP e destaca PL que fortalece combate às doenças endêmicas

O membro titular da Comissão de Saúde e Previdência da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Cabo Maciel (PL), participou nesta quarta-feira (6/3), junto ao governador Wilson Lima (UB) e da diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), Tatyana Amorim, da solenidade de entrega de 20 veículos e 125 pulverizadores. Os equipamentos serão fundamentais para intensificar o combate às doenças como dengue, malária e oropouche em diversos municípios do interior do Estado.

Com investimento de R$ 4,5 milhões, as entregas ampliam a capacidade de vigilância e atendimento em áreas remotas e de difícil acesso. O reforço integra a agenda do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES) e Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), no avanço do enfrentamento de endemias, dando apoio às ações executadas pelas prefeituras municipais no controle às chamadas arboviroses (dengue, zika, febre de chikungunya, febre do oropouche e febre do mayaro) – doenças causadas por vírus transmitidos, principalmente, por mosquitos – e de malária (causada por parasita).

Os equipamentos e veículos são destinados para Apuí, Barcelos, Benjamin Constant, Borba, Boca do Acre, Coari, Canutama, Guajará, Eirunepé, Humaitá, Iranduba, Itacoatiara, Lábrea, Manacapuru, Manaus, Manicoré, Novo Aripuanã, Tabatinga, Tefé e São Gabriel da Cachoeira.

Projeto de Lei

Além da entrega dos veículos e pulverizadores, o deputado Cabo Maciel também destacou o Projeto de Lei n°84/2024, de sua autoria, que propõe o incentivo ao cultivo de plantas como citronela, crolatária, arruda, alecrim, lavanda, cravo e boldo. Essas plantas têm propriedades naturais que auxiliam no combate à dengue, complementando os esforços do governo na luta contra as endemias e contribuindo para a promoção da saúde e do bem-estar dos cidadãos do Amazonas.

“O cultivo dessas plantas não contribui somente à redução dos casos de dengue e malária, também promove a conscientização sobre a importância da preservação ambiental e do uso de métodos naturais na promoção da saúde pública no Amazonas”, pontuou o parlamentar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *