Audiência Pública promovida pela Coed debate o Desenvolvimento dos Profissionais da Educação e sua formação continuada no interior do Estado

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) realizou, nesta terça-feira (19), uma Audiência Pública para discutir o Desenvolvimento dos Profissionais da Educação do Interior do Amazonas e suas Dificuldades na Formação Continuada. De propositura da Comissão de Educação da Casa Legislativa (Coed), a audiência presidida pelo deputado estadual Cabo Maciel (PL), reuniu autoridades, professores e representantes dos profissionais de educação do Estado.

Para Cabo Maciel, que é presidente da Coed, a importância da audiência visa proporcionar aos professores, crescimento no conhecimento para, que assim, tenham mais condições de desenvolver conteúdos para o corpo discente do interior. “Hoje se faz necessário entender as principais dificuldades enfrentadas por esses profissionais quanto a sua formação e qualificação continuada. O Amazonas é um estado peculiar com logística extensa e, muitas das vezes, é preciso se sacrificar, ficar longe de casa e da família para vir estudar na capital com o custo disso que é altíssimo. A nossa proposta com essa exposição é de encaminhar ideias para o Governo a fim de amenizar os impactos na vida dos profissionais da educação”, explicou.

Diante das questões apresentadas na audiência, o parlamentar pretende, junto à equipe técnica da Coed, encaminhar propostas que visem, no mínimo, reduzir essas dificuldades, como, por exemplo, a instalação de polos de formação em municípios posicionados estrategicamente que proporcionem melhores condições de desenvolver o trabalho no interior. “Trouxemos esse debate justamente para criar ideias e, com isso, levar para o Governo e a Secretaria de Educação soluções a fim de expandir a formação continuada, facilitando a vida dos profissionais, principalmente na questão financeira”, pontuou.

Por fim, o presidente da Comissão de Educação agradeceu os professores dos municípios do Amazonas, que trouxeram a pauta para debate dando ênfase as dificuldades enfrentadas, as autoridades das intuições, UEA, UFAM e IFAM que estiveram presentes e prestigiaram a audiência, apoiando os professores de seus municípios e também o coordenador técnico da Coed, Jhonildo Azevedo, e a toda a equipe técnica do gabinete pelo apoio essencial a realização do evento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *